sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Amigos da Montanha

24.11.2013
61km - Com 2000 metros de desnível positivo

Eram 5h da manhã toca o despertador, era hora de levantar e preparar a Ultra dos Amigos da Montanha, depois de um pequeno almoço de aletria e croissant foi seguir direcção a Barcelos com paragem no Norte Shopping para apanhar a minha companheira de equipa Ester Alves.
Chegamos a Barcelos cerca das 6.15h ainda noite escura, e fomos ter com o restante pessoal da D+ que ia fazer a prova, estava muito frio, um bocadinho de conversa, tiramos a foto equipa da praxe e estava a ser dada a partida, começava o dia a dar os primeiro passos.
D+
Os primeiros km foram percorridos a bom ritmo, sabia que a prova seria muito "rolante", fez-me lembrar a Geira Romana, provas que não me adapto muito bem, prefiro o sobe e desce constante e de longa duração, o tipo de treino que estava a fazer não tinha como objectivo qualquer prova nesta altura do ano, esta não fugia á regra, teria de gerir bem senão iria pagar na parte final, mesmo assim decidi talvez pelo frio impor um ritmo mais forte do que estava previsto, penso que depois de sairmos de Barcelos a temperatura estaria a baixo dos 0º, e a verdade é que juntando  as bastantes partes rolantes com as subidas e descidas vim a pagar esses excessos depois dos 20km, câimbras e mais câimbras, já era a 3 ultra em 3 meses, e já não recupero destes esforços como quando era "vintão", a partir dessa altura foi mesmo descer o ritmo e tentar chegar ao fim o menos mal possível, deu ainda para admirar as fantásticas paisagens, as cores do Outono, o Rio Cavado, e até na parte mais alta do percurso o mar se viu, paisagens que vão ficar na memória, além disso tive pela 1º vez a experiência de atravessar um rio em slide  e em canoa, sem dúvida uma excelente ideia e forma de quebrar aquela rotina das muitas horas de corrida.
Os postos de abastecimento também estavam bem localizados, aos 15km com umas bolhas de Berlim que souberem muito bem, se houvesse café era um pequeno-almoço perfeito, o dos 30km além de terem controlado o material obrigatório, a 1ª vez que me aconteceu em provas em Portugal, dou os parabéns á organização, tinha uma canja que caiu que nem ginja, foram duas as que comi com presunto, chouriço e fruta, saí ligeiramente melhor. Nessa zona talvez a zona mais técnica da prova junto do rio, era muito bonita, moinhos, pontes, quedas de água, zona muito verde e húmida tal como escorregadia.
Até á travessia de canoa rolei relativamente bem, sem grandes dificuldades, a travessia também foi engraçada, na canoa de 2 lugares fui com um espanhol que só remava do lado direito, o que me obrigou a remar só do lado esquerdo, mas lá chegamos á outra margem, e aí começou nova dificuldade faltavam cerca de 7/8km sempre planos em campos agrícolas e com o Cávado do lado direito, só que já não estava em condições de apreciar paisagens, só quando vi a ponte de Barcelos ganhei novo fôlego e dai á meta passamos no centro da cidade zona peatonal, aí muita gente na rua mas não para ver a prova mas para passear, afinal era domingo, só mesmo na recta da meta o ambiente era "desportivo" e o apoio grande, foi um final engraçado e até deu para responder a 2 perguntas do spiker da prova, na zona de chegada já estavam alguns amigos da D+ e também a minha irmã que se tinha estreado no Trail na prova dos 15km.
Sabe sempre bem chegarmos ao fim de uma ultra e sermos recebidos pelos nossos, além das fotos de recordação com que ficamos!
Depois de um banho (quente) foi conversar um bocadinho com os amigos presentes e regressar a casa, estava feito o ano de 2013, ano de estreia nas Ultras.
Parabéns para a organização, tudo 5 estrelas, abastecimentos, marcações, no slide e canoa foi chegar e andar, final no centro de Barcelos com público, muito bom.

Brevemente faço um balanço deste ano de estreia no ultra trail e objectivos para 2014.