sexta-feira, 29 de novembro de 2013

UTAX

19.10.2013
88km - com 5000 metros de desnível positivo

Um mês depois de ter feito Cavalls del Vent voltei a competir desta vez no UTAX, prova que decorre na bonita Serra da Lousã e que tinha como local de partida/chegada a Vila de Castanheira de Pêra.

Novamente partimos em família para mais um fim‑de‑semana de trail e passeio, arranjamos alojamento na Praia das Rocas, local agradável e bem localizado, quando saímos de Gaia o tempo era de chuva, mas conforme nos aproximávamos de Castanheira a coisa ia piorando, fomos recebidos por um autêntico dilúvio, imaginava aquelas condições no dia seguinte e a prova seria complicadíssima, depois de nos instalarmos na Praia das Rocas fomos levantar o dorsal, a chuva era muita, só para atravessar a rua ficávamos todos molhados, depois de recolhido o dorsal fomos obrigatoriamente para o Bungalow, chovia muito e não dava para passeios.
Praia das Rocas

Por volta das 19.30h saímos para jantar, tínhamos combinado com o Bruno Querido, companheiro de equipa da Desnível Positivo e proprietário do restaurante ir lá jantar, quando chegamos já lá estava a comitiva D+ e mais pessoal que no dia seguinte ia fazer a prova, jantamos em família e regressamos ao Bungalow para descansar e preparar o material para o dia seguinte, a chuva continuava a cair com muita intensidade, agora acompanhada de trovoada!

Mais tarde recebi uma mensagem do Diogo Almeida, companheiro de equipa a comunicar que a organização por questões de segurança tinha encurtado a prova de 88 para 73km, para mim foi uma boa notícia, a razão principal porque ia fazer a prova era pelo facto de ela dar 3 pontos para o UTMB, porque não estava no plano fazer nova ultra 1 mês depois do principal objectivo do ano ao qual ainda estava a recuperar, por isso 1º objectivo era terminar, obviamente para mim em qualquer ultra será sempre esse o principal objectivo, mas também terá de ser sempre no menor tempo possível, esta não fugia á regra!!!

5h da manhã estava com o pequeno almoço tomado para de seguida equipar e deslocar-me para a zona de partida, a chuva tinha parado, era bom sinal, lá chegado encontrei o "mister" que até já me tinha telefonado a ver se tinha adormecido, ouvi as indicações do Paulo Pires, vimos a parte do percurso que tinha sido cortada e entretanto já tinha chegado os meus colegas de equipa, conversa com o pessoal e seguimos para a zona de partida e controle 0, tiramos umas fotos de grupo e ainda é de noite escura que a partida é dada, de frontal ligado lá seguimos pela Vila de Castanheira de Pêra.
D+

Partida
Entramos nos trilhos e o início foi sempre a subir, a meio da subida comecei a ver os primeiros atalhos e pessoal a não seguir a zona marcada, mais á frente percebi que havia pessoal que conhecia bem a área, alguns já tinha ultrapassado muito tempo antes e apareciam novamente na minha frente, também as marcações em algumas zonas não era a melhor, obviamente que a noite anterior de tempestade não ajudou, mas acho que uma grande parte dos atletas se enganou em alguma zona do percurso, eu não fugi á regra e fiz uns km a mais, nada de grave mas nunca é muito agradável numa ultra fazer km desnecessários, depois do nascer do dia comecei a apreciar a beleza da zona e daquelas montanhas, o início foi bastante mais rápido do que tinha planeado, e por esse motivo tinha combinado com a Cláudia ela estar na aldeia de Gondramaz mas cheguei mais cedo do que o previsto e avisei-a que podia seguir directo para a Lousã que era o 2º posto que tínhamos planeado estar juntos. Nessa parte do percurso passamos em algumas Aldeias do Xisto, zonas muito bonitas e que espero voltar brevemente sem "tanta pressa".
Chegado á Lousa depois de percorrer uma parte mais técnica junto ao rio onde também passa o Trilho dos Abutres encontro então a família, como esta prova não estava planeada e a motivação não era a ideal e aos 40km o cansaço já se fazia notar, mas ver a família ajuda sempre, depois de uma "boa refeição" café e um bocadinho de conversa com a Cláudia e o David e uma muda de roupa lá segui caminho com a previsão de chegar a Castanheira ainda de dia, esta segunda parte foi menos interessante que a 1º, apesar de continuar a passar em zonas muitos bonitas, junto a canais de água, mais aldeias de xisto (não me recordo dos nomes) mas nesta fase já só queria chegar rapidamente ao final, e os últimos km não foram nada agradáveis, muito de estradões e na parte final alcatrão, mas lá avistei a Praia das Rocas, passei praticamente á "porta de casa" pois atravessamos o complexo, isto mesmo antes de chegar á "reta" da meta, onde estava a Cláudia e o David novamente, sorrisos e abraços e acabei a prova a correr de mão dada ao David que obviamente ficou todo contente, estava feita mais uma ultra desta vez em 11.11h com direito a mais 3 pontos para Chamonix!!!
Meta

Uma prova que tirando o problema das falhas nas marcações em algumas zonas foi muito bem organizada, pessoal muito simpático e prestável, bons abastecimentos e no fim ainda tivemos todos a oportunidade de jantar sem qualquer custo.

O dia seguinte foi para passear, depois de uma boa noite de sono, acordei ligeiramente "empenado", nada de especial, pensava que iria estar bem pior, fizemos as malas tomamos um bom pequeno- almoço e seguimos para Miranda do Corvo onde iríamos visitar o "Zoo", local muito agradável que tinha passado em Janeiro no Trilho dos Abutres, e final do passeio podemos apreciar uma bela Chanfana no Museu da respectiva, mais uma volta pelo enorme parque para ajudar a digestão e iniciamos o regresso a casa.

Agora para terminar o ano ainda falta a prova dos Amigos da Montanha.