sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ultra Trail Geira Romana

19 de Maio de 2013
52,5km - Com 2000 metros desnível positivo e 4500 metros desnível acumulado


Já foi como atleta da Desnível Positivo há 2 meses e também da Armada Portuguesa do Trail (APT) há 2 semanas que me dirigi para o Gerês e para a Vila de Caldelas, desta vez foi em família, estava um dia de fortes aguaceiros e tempo frio, quando chegamos fomos directos para a estalagem onde íamos ficar instalados, estávamos a 100 metros da zona onde iria apanhar o autocarro para a partida e onde seria a chegada.
Depois de levantar o dorsal e de um bom jantar, falei com o Paulo Pires (APT) que me deu algumas dicas, afinal era só a minha 2ª ultra, gerir da melhor maneira a prova, também que material levar, e as previsões meteo, iria apanhar muito frio mas não chuva, e a ideia era treinar sem exageros, o objectivo principal da época estava longe em Setembro em Bagá, e assim foi, de seguida foi preparar as coisas e descansar, a alvorada foi cerca das 5h, estava um frio de gelar, apanhei o autocarro juntamente com o Albino Magalhães, já estava combinado, fomos a viagem cerca de 1.30h na conversa, eu a ouvir histórias interessantes, o Albino tinha acabado de ganhar de maneira categórica os 101 Peregrinos, fiquei a saber as peripécias daquela prova e a viagem passou rapidamente, chegamos a Lobios onde seria dada a partida, estavam cerca de 0° e a única maneira de aquecer era estarmos juntos ao vapor que saia do Rio Caldo, com as famosas piscinas de água quente quase a 40° e que bem me apetecia ir lá para dentro como estavam alguns turistas!












Perto das 8h chegou "Júlio César" vestido a rigor para depois de um discurso "histórico" dar a partida, a parte inicial subia ligeiramente durante alguns km e depois seria praticamente num falso plano, ou seja sem grandes subidas e descidas, era uma prova muito rolante, e assim foi passamos em zonas do Gerês de uma beleza incrível, trilhos e aldeias muito agradáveis, vistas fantásticas, como por exemplo a zona da Portela do Homem, o Museu da Geira onde tinha um PA, até chegarmos ao rio a parte mais complicada para mim de toda a prova, além de fresca, muitas pedras soltas e escorregadias faziam a progressão ser lenta, não apetecia nada cair naquela agua gelada, quando saímos do rio estávamos na meta novamente em Caldelas cerca de 5.45h depois, sinceramente uma prova bem organizada, muito bonita, mas é mais uma corrida de montanha que uma prova de trail, o que a mim não me agrada muito, gosto mais do sobe e desce acentuado e constante do que longas zonas rolantes, a prova custou-me muito, passei fases de grande sofrimento mas lá cheguei ao fim, e bastante cansado.


A parte final dentro do rio até chegar praticamente á meta é uma ideia bastante original e divertida, e foi nessa altura que vi o meu filho com cara de espanto a pensar para ele, o que faz o meu pai lá em baixo dentro água no meio do rio com este frio!!!!!
Mas estava terminada mais uma ultra e mais uma medalha de finisher!


A próxima aproximava-se e metia mais respeito, os 70km da Serra da Freita.







Sem comentários:

Enviar um comentário